Presidente Olegário

Turismo

Cultura

FOLIAS DE REIS

É considerada um importante patrimônio cultural do município de Presidente Olegário; as festividades de Santos Reis acontecem todos os anos a partir do dia 24 de dezembro quando as folias fazem a saída percorrendo as casas dos devotos dos 3 reis santos, deixando uma mensagem que narram desde a anunciação de Nossa Senhora que iria dar a luz ao Deus Menino até a visita dos reis magos ao menino Jesus !!

O encerramento das festividades acontece no dia 05 de janeiro, com reza, cantigas, muita comida, doces e bebidas. No final da festa é passada a coroa e anunciado o próximo festeiro, que é um devoto dos Santos Reis.

O município conta com quase 30 folias que estão espalhadas na cidade, nos distritos, povoados e fazendas.

É a fé, devoção nos 3 reis santos ( Belchior, Baltazar e Gaspar ), o espírito da diversão e a solidariedade que fazem com que esta tradição seja passada de pai pra filho, de geração pra geração!

  • 5
  • Folias de Reis

    ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA – ANDREQUICÉ

    É a mais tradicional Festa de origem religiosa do município e região !!

    Esta festa acontece no povoado de Andrequicé , distante de Presidente Olegário 62 kms .

    Durante a primeira quinzena do mês de agosto , as atenções da população se voltam para essa festa que culmina no dia 15 de agosto , dia de Nossa Senhora da Abadia .

    Foi fundada há mais de um século , quando na época os fiéis deslocavam para o povoado a pé , a cavalo e de carro de bois ;

    Com a modernidade , essa festa passou por várias modificações , porém na última década a população vem preocupando com o resgate da tradição , e vem buscando as origens da festa com o surgimento da cavalgada e da Romaria dos carros de bois .

    É uma festa que acolhe todas as pessoas de diferentes camadas sociais , unidas pelo espírito da devoção e de diversão !!

  • 14
  • Romaria de Nossa Senhora da Abadia – Andrequicé

    ROMARIA DOS CARREIROS

    Trajeto: de Presidente Olegário à Andrequicé
    Percurso: 60 km
    Tempo gasto: 3 dias
    Idealizadores: Irmãos Valquir e Valdemir.

  • 18
  • Romaria dos Carreiros

    DESFILE DOS CARREIROS EM ANDREQUICÉ DURANTE A FESTA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA

  • 21
  • CAVALGADA DE PRESIDENTE OLEGÁRIO A ANDREQUICÉ

    GRUPO DE TEATRO ARTE NO PALCO

    GRUPO DE DANÇA ENGENHOCA

    DQogIDwhLS09PT09PT09PT09PT09PT09PT09DQogIGFyclsxN10gbGljaXRhY2FvL2h0bWwvZnJvbnQgfCBQYWluZWwgbGlzdGEgZmlsZSBnYWxlcmlhDQogID09PT09PT09PT09PT09PT09PT09PS0tPg0KICA8ZGl2IGNsYXNzPSJjb2wtbWQtMTIiPg0KICAgIDxoMSBjbGFzcz0id3Atc2hvdy1wb3N0cy1lbnRyeS10aXRsZSIgaXRlbXByb3A9ImhlYWRsaW5lIj57dGl0bGV9PC9oMT4NCiAgICB7Y29udH0NCiAgPC9kaXY+DQogIA==https://adm.po.mg.gov.br/apihttps://presidenteolegario.mg.gov.br