Presidente Olegário

Turismo

Invista em Turismo

Turismo, atividade em expansão no município que conta com o apoio da prefeitura e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-PO).

Atualmente, Presidente Olegário conta com uma demanda natural, regional e espontânea de turistas que vêm ao município para desfrutar de suas belezas naturais e festas tradicionais. Seu principal pólo emissor é Brasília que dista de aproximadamente 400 km da sede do município.

Como o turismo é uma atividade nova na região, há bastantes oportunidades para novos negócios e novas empresas se fixarem em Presidente Olegário (principalmente no setor do Turismo Receptivo).

Alguns exemplos de empresas carentes neste ramo são: hotel e pousada de 3 a 5 estrelas; aluguel de motos e bicicletas para trilhas; estância de esportes de aventura; ainda há espaço para empresas especializadas em cachoeirismo, rafting e escaladas em vias inéditas.

  • 4
  • Cachoeira do Marimbondo

    Outros dados importantes sobre o município:

    O município de Presidente Olegário situa-se no Noroeste Mineiro, sua área geográfica urbana e rural equivale a 3.539,00Km², e conforme dados do Censo de 2000, conta com 19.627 habitantes, conforme estimativa do IBGE/2020. O nosso clima é Tropical quente-húmido com 2 estações ao ano.

    O índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH) de Presidente Olegário, conforme Censo de 2010 é 0,802, graças ao crescimento no setor da educação, longevidade e renda.

    O município tem como base econômica a agropecuária demarcada pelo mercado informal, com a chegada da atividade turística, novas oportunidades surgiram e como resultados já estão em construção três novos meios de hospedagem na cidade e um restaurante próximo a Cachoeira da Vereda Funda.

    A Prefeitura apóia aos investimentos nesta área e ainda disponibiliza uma profissional de turismo para orientações e consultoria, a qual pode ser encontrada na Casa do Turismo de terça a quinta-feira ou pelo e-mail poturismo@po.mg.gov.br

    No Município de Presidente Olegário são desenvolvidos os seguintes projetos assistenciais/sociais: Programa Bolsa Família, Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. Programa de Habitação (Pró-Morar), Programa de Assistência Familiar, conta com um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, atualmente mantido com recursos do Município conta também com uma rede de prestação de serviços voltados para a criança e adolescente (Centro de Incentivo a Cultura a Criança a ao Adolescente – CICCA e creches), aos idosos (Lar Santa Rita e Centro de Convivência Vó Tininha), aos portadores de necessidades especiais (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE) e também uma Cozinha Comunitária.

    Agências Bancárias :
    Brasil, Sicoob Credipatos, SICREDI, Bradesco (Banco Postal) e Itaú

    Feriados Municipais :
    Janeiro, 05 e 06 – Santos Reis, tradicional dia da festa de reis.
    Maio, 22 – Santa Rita, padroeira da cidade;
    Agosto, 15 – Nossa Senhora da Abadia (Andrequicé).

    Cobertura de Celular:
    ALGAR, TIM , VIVO, OI e CLARO.

    Para maiores informações:
    (34) 3811-1233

    DQogIDwhLS09PT09PT09PT09PT09PT09PT09DQogIGFyclsxN10gbGljaXRhY2FvL2h0bWwvZnJvbnQgfCBQYWluZWwgbGlzdGEgZmlsZSBnYWxlcmlhDQogID09PT09PT09PT09PT09PT09PT09PS0tPg0KICA8ZGl2IGNsYXNzPSJjb2wtbWQtMTIiPg0KICAgIDxoMSBjbGFzcz0id3Atc2hvdy1wb3N0cy1lbnRyeS10aXRsZSIgaXRlbXByb3A9ImhlYWRsaW5lIj57dGl0bGV9PC9oMT4NCiAgICB7Y29udH0NCiAgPC9kaXY+DQogIA==https://adm.po.mg.gov.br/apihttps://presidenteolegario.mg.gov.br