Presidente Olegário

O município

Literatura

Presidente Olegário também é berço de escritores. Artistas da escrita que semeam oportunidades para o conhecimento através das letras. Que falam de suas raízes e das belezas de sua Terra Querida, da cultura, das festas religiosas, da devoção à Padroeira Santa Rita, do amor e da saudade, de sonhos e de esperança em dias melhores.

  • 1
  • ESCRITORES QUE ESCREVERAM SOBRE PRESIDENTE OLEGÁRIO

    Oliveira Mello – Presidente Olegário – Terra da Esperança
    Oliveira Mello – Biografia do olegarense Hilton Mendes
    José da Silva Brandão – Festa do Andrequicé
    Artur Gonçalves da Silveira – Os Braga de Andrequicé

  • 4
  • REVISTAS PUBLICADAS SOBRE O MUNICÍPIO DE PRESIDENTE OLEGÁRIO

    Informativo do Município – Maria das Mercês Santana e Oliveira
    Presidente Olegário em destaque – Daniel Alex

  • 7
  • “Santa Rita, terra das pomposas festas, animadas pela Banda de Música do Seu Zico; dos leilões na barraquinha (…) Dos alegres personagens de rua como o Au, o Narciso, o Dute, o Pau Terra.
    De famosas “contadeiras de causos como a Balbina ou benzedeiras como a Tia Ludovina…

    Terra do cavu, da binga, da pinga e do embornal, da “jardineira do Andalécio” e do Coringa, ser eterno caronista.

    Santa Rita, terra dos peraus e das andorinhas…

    (Fragmento extraído do Livro: Perau das Andorinhas do autor: Geraldo Marra).

  • 12
  • 13
  • LIVRO EM HOMENAGEM AO SR. NATAL JOSÉ FERNANDES

    Fragmentos de uma caminhada - Itamar de Oliveira

    O livro é uma homenagem ao ex prefeito Natal José Fernandes. A ideia de publicar o livro de sua história foi ganhando corpo nos últimos anos, a partir dos "causos", narrados com calma, pausadamente, com riqueza de detalhes, comprovando a boa memória em seus mais de oitenta anos.

    Os fatos narrados, foram tirados de um quarto, liberado pela primeira vez, onde Natal guarda agendas, mapas, fotografias, recortes de revistas e jornais; e parte de sua memória.

    O jornalista Itamar de Oliveira foi convidado para dar vida ao livro.

  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • ALNITAK

    A escritora olegarense Maraísa Silveira lançou seu primeiro livro em um encontro festivo, promovido pela Frente de Mobilização Social e jovens protagonistas que comemoravam os resultados do Programa Parceria pela Valorização da Educação, (PVE - 2019) presente em Presidente Olegário, pelo segundo ano consecutivo. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Carmem Celina.

    O trabalho de Maraísa Silveira contou com a parceria do ilustrador Valdison Godinho, que com o uso de cores, luzes e sombras, retratou de maneira assertiva, o ambiente em que a história acontece e tornou o livro ainda mais atrativo.

    Segundo a autora, a ideia de escrevê-lo surgiu durante os encontros e atividades de Mobilização Social, pois este ano, o grupo teve como objetivo aproximar as pessoas e as famílias.

    O livro tem como título o nome do personagem principal Alnitak. E conta a história desse habitante do planeta Saphir, que é envidado a outro planeta para estudar. A nova jornada como estudante, trazia novidades e ele esperava encontrar muitos amigos; porém, não foi aceito por seus colegas por ser diferente. Naquele momento, ele estava longe da família e ao sofrer bullying, precisou enfrentar desafios... Faça uma boa leitura e descubra que rumo tomou a história de vida do pequeno Alnitak.

    Neste trabalho a autora usou a composição lúdica e uma linguagem acessível para revelar sua preocupação com a reafirmação dos valores humanos. Quanto mais respeito houver, menor será a prática do bullying. E assim todos construirão uma sociedade melhor para se viver.

    A autora integra a Frente de Mobilização Social, um grupo de lideranças, representantes de diferentes seguimentos da sociedade, que se propõem a trabalharem juntos realização de ações em prol da Educação. Ao lançar um livro que aborda temas importantes para a formação integral das pessoas, Maraísa Silveira oferece a este grupo, um recurso para o voluntariado em 2020. Este livro será base para um projeto de trabalho com alunos do Ensino Fundamental.

    Com o lançamento aconteceu a noite de autógrafos, Maraísa Silveira agradeceu a todas pessoas que colaboraram para a realização deste trabalho. À Prefeitura de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, à Nexa Resources, à Frente de Mobilização Social, à Técnica Mobilizadora Heloísa Ferreira e ilustrador Valdison Godinho pelo brilhante trabalho.

  • 28
  • 29
  • 30
  • Todos os livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal.
    DQogIDwhLS09PT09PT09PT09PT09PT09PT09DQogIGFyclsxN10gbGljaXRhY2FvL2h0bWwvZnJvbnQgfCBQYWluZWwgbGlzdGEgZmlsZSBnYWxlcmlhDQogID09PT09PT09PT09PT09PT09PT09PS0tPg0KICA8ZGl2IGNsYXNzPSJjb2wtbWQtMTIiPg0KICAgIDxoMSBjbGFzcz0id3Atc2hvdy1wb3N0cy1lbnRyeS10aXRsZSIgaXRlbXByb3A9ImhlYWRsaW5lIj57dGl0bGV9PC9oMT4NCiAgICB7Y29udH0NCiAgPC9kaXY+DQogIA==https://adm.po.mg.gov.br/apihttps://presidenteolegario.mg.gov.br