Presidente Olegário

O município

Aspectos Econômicos

Hoje, Presidente Olegário é conhecida pela sua ampla produção agropecuária, com o programa de aproveitamento racional das terras do cerrado e riqueza natural. São também locais interessantes uma reserva particular do patrimônio – a Estação Biológica de Vereda Grande e o Perau das Andorinha, formado por grutas e paredões de pedras que abrigam as andorinhas no período de migração.

A agropecuária surgiu com a chegada de gaúchos e paulistas, principalmente, e foi introduzida a agricultura mecanizada com produção em larga escala.

PRINCIPAIS PRODUTOS CULTIVADOS

Soja, abacate, abacaxi, milho, tomate, café, banana, maracujá, ervilha, arroz, feijão, cana-de-açúcar e algodão.

Além da lavoura de exportação, o município também possui agricultura de subsistência, onde os principais produtos são arroz, milho, feijão, mandioca e amendoim.

É destaque a exportação de milho, algodão, soja, café, abacate, maracujá, banana e tomate para outras regiões.

Existem também as lavouras comunitárias cultivadas entre os produtores de associações rurais.

PECUÁRIA

Os principais rebanhos são os bovino e suíno. Na criação de bovinos, existe a pecuária de corte e a pecuária leiteira.

Existem granjas de suínos para exportação e criação para o consumo, sendo que a Agroceres ocupa papel de destaque, produzindo e exportando rebanhos de elite.

TURISMO

Atividade em expansão no município que conta com o apoio da prefeitura e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-PO). Há diversas oportunidades para novos negócios e para novas empresas se fixarem em Presidente Olegário (principalmente no setor do Turismo Receptivo).

ARTESANATO

Crochê, bordado, tricô, ponto-cruz, retalhos de tecidos, pinturas e artesanatos em cerâmica são atividades manuais tradicionais em Presidente Olegário. Existem muitas mulheres que dedicam-se à confecção de colchas, de tapetes e de objetos feitos de linha e de lã.

INDÚSTRIA

Presidente Olegário é um município que apresenta iniciativas industriais, destacando-se a indústria de suco natural, produção e beneficiamento dos produtos derivados do leite, extração e beneficiamento de mel, fabricação de produtos cerâmicos e a indústria gráfica.

COMÉRCIO

O comércio olegariense tem apresentado considerável desenvolvimento no qual o setor é capaz de atender satisfatoriamente às necessidades dos consumidores.

DQogIDwhLS09PT09PT09PT09PT09PT09PT09DQogIGFyclsxN10gbGljaXRhY2FvL2h0bWwvZnJvbnQgfCBQYWluZWwgbGlzdGEgZmlsZSBnYWxlcmlhDQogID09PT09PT09PT09PT09PT09PT09PS0tPg0KICA8ZGl2IGNsYXNzPSJjb2wtbWQtMTIiPg0KICAgIDxoMSBjbGFzcz0id3Atc2hvdy1wb3N0cy1lbnRyeS10aXRsZSIgaXRlbXByb3A9ImhlYWRsaW5lIj57dGl0bGV9PC9oMT4NCiAgICB7Y29udH0NCiAgPC9kaXY+DQogIA==https://adm.po.mg.gov.br/apihttps://presidenteolegario.mg.gov.br