Hoje, Presidente Olegário é conhecida pela sua ampla produção agropecuária, com o programa de aproveitamento racional das terras do cerrado e riqueza natural. São também locais interessantes uma reserva particular do patrimônio – a Estação Biológica de Vereda Grande e o Perau das Andorinha, formado por grutas e paredões de pedras que abrigam as andorinhas no período de migração.
A agropecuária surgiu com a chegada de gaúchos e paulistas, principalmente, e foi introduzida a agricultura mecanizada com produção em larga escala.
Soja, abacate, abacaxi, milho, tomate, café, banana, maracujá, ervilha, arroz, feijão, cana-de-açúcar e algodão.
Além da lavoura de exportação, o município também possui agricultura de subsistência, onde os principais produtos são arroz, milho, feijão, mandioca e amendoim.
É destaque a exportação de milho, algodão, soja, café, abacate, maracujá, banana e tomate para outras regiões.
Existem também as lavouras comunitárias cultivadas entre os produtores de associações rurais.
Os principais rebanhos são os bovino e suíno. Na criação de bovinos, existe a pecuária de corte e a pecuária leiteira.
Existem granjas de suínos para exportação e criação para o consumo, sendo que a Agroceres ocupa papel de destaque, produzindo e exportando rebanhos de elite.
Atividade em expansão no município que conta com o apoio da prefeitura e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-PO). Há diversas oportunidades para novos negócios e para novas empresas se fixarem em Presidente Olegário (principalmente no setor do Turismo Receptivo).
Crochê, bordado, tricô, ponto-cruz, retalhos de tecidos, pinturas e artesanatos em cerâmica são atividades manuais tradicionais em Presidente Olegário. Existem muitas mulheres que dedicam-se à confecção de colchas, de tapetes e de objetos feitos de linha e de lã.
Presidente Olegário é um município que apresenta iniciativas industriais, destacando-se a indústria de suco natural, produção e beneficiamento dos produtos derivados do leite, extração e beneficiamento de mel, fabricação de produtos cerâmicos e a indústria gráfica.
O comércio olegariense tem apresentado considerável desenvolvimento no qual o setor é capaz de atender satisfatoriamente às necessidades dos consumidores.