O município

FESTA DA PRODUÇÃO

Festa em comemoração à produção rural da cidade e em homenagem aos grandes e pequenos produtores do município.

Realizada anualmente em junho/julho no Parque de Exposições Antônio Secundino de São José, tem festival de pratos típicos, queima do alho, rodeio, desfile estudantil e de candidatas ao posto de rainha e princesas da festa, além de shows de grandes artistas do cenário nacional.

FESTA DE ANDREQUICÉ

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, localidade situada cerca de 60 km da sede; esta festa acontece no mês de agosto, e a comemoração propriamente dita tem lugar no dia 15 deste mês. É importante lembrar que a Romaria de Andrequicé (festa irmã da Romaria de Água Suja), tem origens no final do século XIX, quando da doação do terreno e início das celebrações e peregrinações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia. Nos dias hodiernos, a romaria conta com a presença de romeiros de diferentes partes do estado de Minas Gerais e de filhos da terra residentes em outros estados e regiões, como Goiás e Distrito Federal, durante sua realização, tem co-participação na organização e infra-estrutura das prefeituras de Presidente Olegário, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas e de suas respectivas paróquias ou dioceses.

Durante esse festejo religioso e até mesmo antes, os devotos vão a pé realizar pagamentos de promessas e levam ofertas como agradecimento à Nossa Senhora da Abadia. Durante os dias de novena, chegam carros-de-boi e cavaleiros não só de Presidente Olegário, mas também das cidades mais próximas do distrito.Romaria em louvar à Nossa Senhora Abadia, São José e São Sebastião.
Realizada anualmente em agosto, no povoado de Andrequicé.

FESTA EM LOUVOR À SANTA RITA DE CÁSSIA (PADROEIRA DA CIDADE)

Realizada anualmente em maio na Praça Tiradentes, na Igreja Santa Rita (Matriz). O evento começa no inicio do mês com novenas e barraquinhas, participando uma grande multidão de devotos.

ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE OLEGÁRIO

Comemorado anualmente no dia 1 de janeiro.

FESTA EM LOUVOR À NOSSA SENHORA APARECIDA

Realizada anualmente nos meses de setembro e outubro na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

FESTA EM LOUVOR À SANTOS REIS

A Festa de Reis, em devoção aos Três Reis que visitaram o menino Jesus após o seu nascimento. Ela acontece a partir do dia 25 de dezembro, quando começa a visita da folia nas casas e nas fazendas. No dia 5 de janeiro (dia dos Santos Reis), o dia da festa, todos se reúnem para rezar e comemorar o dia dos Santos Reis, realizadas em diferentes localidades rurais e no distrito sede. Em janeiro acontece também a Festa em Louvor a São Sebastião.

FESTA CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL CARMEM CELINA

Realizada nos meses de junho e outubro.

Durante todo o ano, também são realizadas diversas festas dentro do município, onde são homenageados os santos de suas localidades.