EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE PRESIDENTE OLEGÁRIO AGORA CONTA COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, COOPERATIVISTA E FINANCEIRA

Desde pequenos, nos deparamos com situações e problemas complicados e tentamos encontrar soluções. Enfrentamos questões das mais diversas: “Como organizar os brinquedos da turma para encontrá-los com mais facilidade no dia seguinte” ou mesmo para os alunos mais velhos “qual profissão seguir?”.
Em diversos casos, a busca pela solução se torna falha, fazendo com que tentemos, mais e mais vezes, até conseguir um resultado, mesmo que não seja aquele desejado. Apenas uma coisa é certa, independente do cenário, quando se empenha com postura proativa, engajada e colaborativa, há aprendizado e grandes chances de sucesso.

MAS AFINAL O QUE É A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA?

É o processo de ensino e aprendizagem com metodologias ativas, que buscam o desenvolvimento das competências pessoais e implementação de projetos de empreendedorismo. Que tem como público-alvo: Crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede municipal de Presidente Olegário.

E O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?

Exatamente tudo. A Educação Empreendedora e Financeira é uma ferramenta para os educadores despertarem e motivarem os alunos para a construção de ideias inovadoras, auxiliando a formação de cidadãos críticos, autônomos, transformadores e empreendedores.
Ao investir em conhecimento, pensamento crítico e aprendizagem socioemocional, a escola forma cidadãos autônomos e proativos, ajuda no desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e na construção de um mundo melhor
E aqui em Presidente Olegário foi aprovada a LEI Nº 3.326, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2021 que institui no Município de Presidente Olegário a disciplina Cultura Empreendedora, Cooperativista e Financeira na Rede Municipal de Ensino, com foco na Promoção da Cidadania.
E a partir do ano de 2022, essa disciplina já consta na grade curricular dos alunos, para que possam desenvolver desde pequenos um olhar mais crítico e aguçado para que possam enfrentar o mundo contemporâneo, na busca do seu primeiro emprego, ou de auxiliar a família em seus empreendimentos, sejam eles urbanos ou rurais, e buscar trilhar novos caminhos, juntamente com os profissionais que foram capacitados com cursos específicos durante o decorrer deste mês em parceria com o SEBRAE.